Vocês sabiam que a pele possui vários inimigos? Sim, e eles estão em toda parte, e a pele também é vítima deles. São fatores externos e internos que estragam, marcam e desgastam a cútis. Como na guerra, é bom conhecer os adversários para melhor derrotá-los. São eles:
O sol:
Este sem duvidas é o maior inimigo, ele está presente "atacando-nos" durante muitas horas por dia, ele é o responsável pelo câncer de pele e o envelhecimento precoce, degenera o colágeno e altera a melanina, o que causa rugas e manchas.- Dicas: Filtro Solar. Caso haja necessidade, ele deve pode ser aplicado mais de uma vez ao dia;
- Evite o sol dentre as 10 da manha até as 4 da tarde, pois durante esse período, os raios UV (Ultra-violetas) incidem com maior intensidade;
- Beba bastante água! O ideal é que seja consumido no mínimo dois litros por dia, mas, devido ao forte calor, essa quantia pode ser um pouco maior.;
- Procure usar roupas de tecidos leves, para auxiliar na transpiração;
- No verão, bonés e óculos escuro também são acessórios indispensáveis.

O Vento: Tanto o vento frio como o vento quente resseca a pele deixando-a escamada e sem brilho. Com o tempo, a pele fica murcha porque o vento ajuda a retirar sua umidade natural.
- Dicas: o ideal é usar hidratantes de acordo com o seu tipo de pele
O Frio: Ele congela a umidade do ar. A combinação da baixa temperatura com a baixa umidade ressecam a pele deixando-a sem elasticidade, destroem pequenos vasos capilares muitas vezes provocando manchas e tantas vezes cieiro, provoca alergias em pele sensíveis.
- Dicas: Use sempre cremes hidratantes e cremes nutritivos de noite durante as 24 horas do dia.
A Poluição: O pó, os desperdícios químicos, dióxido de carbono emitido pelos automóveis, fumaça, poeira etc. As minúsculas partículas que se depositam sobre a pele, deixam uma película invisível que desgasta e destrói os tecidos da epiderme, obstruir os poros aumentando a oleosidade com formação de cravos e espinhas e envelhecimento cutâneo precoce.
- Dicas: eliminar bem estas partículas, limpe bem a pele uma ou duas vezes por dia (de manhã e à noite) com um leite ou creme de limpeza;
- Depois aplique um tónico ou loção para retirar qualquer resíduo de pó que a limpeza não tenha eliminado e aplique um creme hidratante segundo as circunstâncias.
Estresse: Aumenta os cortcoides naturais do organismo, o que facilita a atrofia da pele, a perda de colágeno, o déficit de circulações e a aceleração do envelhecimento. As expressões que inconscientemente fazemos ao contrair os músculos faciais, podem ficar marcadas na pele. Prevenção:
- Dicas: Exercícios físicos que liberam endorfinas, que são contra o estresse;
- 20 Dicas para evitar o estresse
- Dicas: Não fumar;
- Usar cremes com vitamina C e estimuladores de colágeno e ácidos.
Má Alimentação: Com excesso de calorias, propicia o surgimento de espinhas. Poucas proteínas deixam a pele flácida e com tendência às rugas.
- Dicas: Dieta saudável, proteínas, verduras, redução de carboidrato, diminuição na quantidade do sal e evitar refrigerantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário